terça-feira, 15 de junho de 2010

Substâncias Medicinais

No gel e nas folhas da Aloe foram descobertas, até agora, mais de 300 substâncias bioativas e componentes vitais como enzimas, 17 dos 20 aminoácidos essenciais, 9 dos aminoácidos não essenciais, ácidos graxos, sais orgânicos, vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, B12, C, E, F, betacaroteno, caroteno, colina, ácido fólico e niacina), minerais (alumínio, bório, bário, cálcio, cromo, cobre, ferro, germânio, carbonato de potássio, manganês, magnésio, sódio, fósforo, rubídio, estrôncio, silício, zinco) e muitos outros como saponina, lignina, sapogenina, mucilagem e Acemannan.

O Acemannan é produzido pelo organismo até a puberdade, depois deve ser ingerido pela alimentação. Ele é encontrado em todas as paredes celulares e tem uma influência decisiva na defesa imunológica das células do corpo, promovendo as forças defensivas ao ativar os anticorpos. O Dr. John C. Pittman explica em seu relatório de pesquisa em "Health Consciousness" (vol.13, no. 1/1992), o seguinte: "Acemannan possui propriedades antivirais, antibacterianas e antimicóticas, que podem ajudar a controlar infestações por Cândida e estabilizar a flora bacteriana dos órgãos digestivos". Os Drs. Debra Womble e Harold Heldermann, da Universidade do Texas, após diversas pesquisas, chegaram à seguinte conclusão: “A substância ativa Acemannan, extraída da Aloe Vera L., revelou-se remédio in vitro extremamente eficaz no fortalecimento do poder imunológico. Pode se concluir, daí, que esse produto tem alto potencial antivirótico. Experimentos de laboratório mostram que o Acemannan serve de ponte entre proteínas estranhas e macrófagos (células matadoras) e favorece a captação dessas proteínas estranhas pelos macrófagos. O Acemannan quebra a capa das proteínas de células cancerosas. Desta forma, células defensoras podem agredir e eliminar, efetivamente, as células tumorosas”.

Pesquisas concluíram que substâncias isoladas da Aloe Vera têm fracos resultados para efeito bactericida, porém quando as mesmas bactérias são expostas ao gel completo, ou extratos dermatológicos do gel, os efeitos são muito favoráveis. Cada um dos nutrientes contidos na Aloe é muito importante para nosso organismo, porém a ação isolada de cada um deles não faria tantos benefícios. É a ação conjunta de todos eles que produz um efeito de cura potencializado, o que faz dessa planta uma maravilha da natureza para o nosso corpo, uma verdadeira fonte de cura, energia, vitalidade e saúde.

Quanto à polêmica sobre os poderes curativos de Aloe Vera, Spanky Stephens, treinador chefe de esportes da Universidade do Texas em Austin, co-autor de Healing Winners (“Curadores Campeões”) diz: “O fato de que existe uma lenda em torno de Aloe Vera faz com que algumas pessoas duvidem das suas virtudes. Uma razão por que algumas pessoas podem pensar que a Aloe Vera não funciona, é porque eles não sabem como aplicá-la. Se você tivesse pneumonia e tomasse apenas uma cápsula de penicilina, isso não resolveria o problema. O mesmo acontece com Aloe Vera. Se você colocar Aloe numa lesão apenas uma vez, não será eficaz. Deve ser aplicado correta e completamente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário