terça-feira, 15 de junho de 2010

Afecções da Boca

Os Drs. Steven Hayes e Peter G. Sturn relatam que a Aloe diminui as dores, é hemostática, antiinflamatória, bactericida, antiviral e fungicida. Comparadas com tratamentos tradicionais, a Aloe apresenta resultados 4 vezes mais rápidos. Também relatam que o tártaro é combatido com suco de Aloe, pois ele dificulta o crescimento do Streptococcus mutans e ajuda a eliminá-lo. Há inúmeros relatos de cura da Periodontite com a Aloe Vera e usar um creme dental à base de Aloe é muito útil nesses casos. Além disso, a Aloe é mais sadia do que o flúor, já que este, se engolido algum resíduo mesmo em pequenas doses, interage com o ácido clorídrico do estômago formando ácido fluorídrico, um poderoso e corrosivo ácido. O Dr. Dean Burke, bioquímico, que foi pesquisador do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, um dos descobridores da Biotina e um dos desenvolvedores da Ressonância Magnética, relatou que o uso de flúor poderia ser a causa de muitos casos de câncer. Igualmente, gengivites, aftas, líquen plano, sangramentos na gengiva e hipersensibilidade dos dentes também podem ser tratados com o uso de gel dental de Aloe Vera. Bochechos e gargarejos com o gel de Aloe industrializado são também muito benéficos.

Aloe Vera: Its Potential Use in Wound Healing
and Disease Control in Oral Conditions
By Dr. Timothy E. Moore, D.D.S/M.S.,P.C.
http://www.iasc.org/moore.html

"Aloe Vera tem se mostrado melhorar os mecanismos de defesa e tem uma variedade de componentes para ajudar a combater a doença periodontal e outros problemas bucais. Como periodontista utilizando aloe vera em várias enfermidades nos últimos 14 anos, com mais de 6.000 pacientes documentados que foram tratados com aplicações, tenho observado cura notável, diminuição do edema e controle da dor.

Existem oito principais usos da Aloe Vera na prática odontológica:
1. Aplicações diretamente nos locais de cirurgia periodontal.
2. Aplicações nos tecidos gengivais quando traumatizados ou arranhados por creme dental, escova de abrasão, alimentos cortantes, fio dental, palito de dentes e lesões.
3. As queimaduras químicas são aliviadas rapidamente por acidentes com aspirina.
4. locais de extracção respondem mais confortávelmente e "dry sockets" (alveolite fibrinolítica) não se desenvolvem quando aloe vera é aplicada.
5. As lesões agudas da boca são melhoradas pela aplicação direta em lesões herpéticas virais, úlceras aftosas, aftas e rachaduras que ocorrem nos cantos dos lábios. Abscessos nas gengivas também são aliviados pelas aplicações.
6. Outras doenças de natureza crônica oral respondem bem como Líquen plano e pênfigo benigno. Mesmo problemas de gengiva associados à Aids e pacientes com leucemia recebem alívio. Glossititis migratórias, língua geográfica e Síndrome da Boca Ardente apresentam significativa melhora.
7. Pacientes que usam dentadura com sulcos de ferida e dentaduras mal ajustadas podem se beneficiar e evitar fungos e contaminação bacteriana e reduzir as irritações inflamatórias.
8. Aloe vera também pode ser usado ao redor dos implantes dentários para controlar a inflamação da contaminação por bactérias.

Outros distúrbios orais como a candidíase, gengivite descamativa, doenças vesiculobolhosas , leucemia monocítica aguda, distúrbios hematológicos e problemas nutricionais, todos respondem pelo uso da aloe vera. Mesmo diabetes mellitus, Síndrome de Sjorgen, pacientes na menopausa e medicamentos que podem causar xerostomia ou boca seca.

Há em nosso país um interesse cada vez maior dos cientistas em terapias alternativas, utilizando produtos naturais versus agentes sintéticos. Pesquisas de Aloe vera estão sendo realizadas na Universidade de Oklahoma, Baylor University e Loma Linda.

Por fim, foi um privilégio usar Aloe Vera no desastre ocorrido em abril de 1995, nas vítimas atingidas na explosão em Oklahoma City. Os atendentes, médicos e principalmente os feridos aprenderam que a capacidade de cura da Aloe Vera excedeu às suas expectativas no controle da dor e redução do tempo de cura.
A Aloe vera tem um futuro ilimitado em novas aplicações, e eu sinto que em odontologia estamos apenas na vanguarda da utilização promissora de um procedimento anti-inflamatório, antiviral, e benefícios imunológicos para nossos pacientes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário